PROJETOS

PROJETO HIP HOP NAS SEDES ( dos times de futebol )  e  ASSOCIAÇÕES (de moradores ) DA  CIDADE DE S.B.C.

         
1.    INTRODUÇÃO

O Hip Hop é um movimento de cultura juvenil que surgiu nos Estados Unidos, nos últimos anos da década de 1960, unindo práticas culturais dos jovens negros vindos da Jamaica  e latino-americanos nos guetos e ruas dos grandes centros urbanos. O movimento é constituído pela linguagem artística da música (RAP - Rhythm and Poetry, pelos Rappers e DJ´s), da dança (o Break) e da arte plástica (o Graffiti) .
No Brasil ,no final dos anos 80, o movimento Hip Hop, especialmente o ritmo musical Rap, tornou-se para os jovens das periferias urbanas um meio fecundo para mobilização e conscientização . Muitos grupos de Rappers foram criados, ocupando um espaço de articulação e atuação no campo social, para reivindicar o direito de ser cidadão, participar do mercado de trabalho e para lutar contra a violência e a discriminação. Esses grupos são organizados por Rappers, DJ´s, Grafiteiros e Breakers de uma mesma região .

Assim, os grupos de Rap começaram a alcançar visibilidade no início dos anos 90 no Brasil, sendo caracterizados por ações coletivas bem definidas de conscientização política e exercício da cidadania. Esses grupos de Rap mantêm contatos com entidades do movimento negro (do Brasil e do exterior), participam de eventos, simpósios e congressos promovidos por essas entidades, e se propõem a trabalhar com a questão racial, a pobreza, as drogas e a violência da sociedade brasileira; e incentivam e procuram conhecer as biografias de personalidades negras, elaboram panfletos com o resumo destas biografias e as distribuem nos pontos de encontro da juventude pobre e negra.
O movimento Hip Hop está progressivamente tomando força em muitas cidades de todas as regiões do Brasil, desenvolvendo-se principalmente nas comunidades mais carentes, transformado a vida de muitos jovens por meio do lazer e arte em forma de luta e resistência às dificuldades do dia-a-dia.

    Atualmente, o Hip Hop tem sido trabalhado em diversos Projetos Sociais e Educativos por todo país, enfocando seus mais variados aspectos: dança, identidade racial, arte, luta social, lazer,música , educação, preparação física e filosofia de vida.
Sabendo disso, propomos que a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, aprecie com carinho e atenção e aprove  o “
PROJETO HIP HOP NAS SEDES ( dos times de futebol )  e  ASSOCIAÇÕES (de moradores ) DA  CIDADE DE S.B.C. como uma forma de valorizarmos essa prática cultural tão marcante em nossa cidade,no estado e no Brasil.
Destacamos que essa proposta se espelha em inúmeros trabalhos de destaque realizados por instituições públicas e privadas e por Organizações Não Governamentais (ONG) de todo país, especialmente do Projeto Musical Hip Hop Patrimônio Público do Instituto Brasil Verdade (IBV), do DJ Fabio ACM da Rede Jovens Brasil - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, e do dançarino Eberson Gomes dos Santos do Grupo de Dança de Rua Mensageiros de Deus, de Gurupi, sul do Tocantins
.



2 .  PORQUE ESTE PROJETO DEVE SER IMPLEMENTADO ?

 Para que possamos agregar pessoas de diferentes idades ,etnias e culturas ,que estão “ expostas a vulnerabilidade do tráfico de drogas e a prostituição infantil ` nas comunidades e periferias da cidade de São Bernardo do Campo.Introduzindo a cultura HIP HOP neste contexto, para que possam em sua ociosidade ,participarem de cursos de DJ( disquei jóquei) , B.BOYS/B.GIRLS (dança) ,M.C ( mestre de cerimônia )  e GRAFITE( pinturas).Para  estas pessoas que não participam de nenhuma atividade cultural provavelmente por causa da sua situação financeira.




3 -QUAL SERÁ A IMPORTÂNCIA DESTE PROJETO NAS COMUNIDADES ?
Certamente com este trabalho/projeto, inédito e pioneiro na cidade,feito nas sedes dos campos de futebol e associações dentro dos bairros e comunidades periféricas , conseguiremos trazer as pessoas que estão expostas ao tráfico e prostituição para o espaço onde estaremos realizando as oficinas .E , como estão ociosas ,também pela falta de opção para participarem de eventos culturais,elas participarão efetivamente dos cursos oferecidos ,ocupando suas mentes e tempo para  aprender os cursos disponibilizados.Que será muito importante na vida destas pessoas trazendo um pouco mais de dignidade e cidadania para elas e principalmente melhora para os bairros/periferias e consequentemente para a cidade.

4 .  QUE BENEFÍCIOS SERÃO ALCANÇADOS PELO PÚBLICO ALVO DO PROJETO ?                                                  
 Concluindo os cursos oferecidos,além de se tornarem pessoas melhores do que quando iniciaram o curso,também estarão aptos á exercerem uma nova profissão ,pelos cursos oferecidos e aplicados,pela nova  experiência adquirida e também pela nova perspectiva de vida .

5 . OBJETIVO DO PROJETO.                                         
O objetivo do projeto é proporcionar á todas as pessoas que estão na situação citada acima,ou seja expostas ao trafico de drogas e a prostituição ,nova visão e participação  em evento cultural .E transferir para eles os conceitos ,técnicas e conhecimentos dos 4 elementos da CULTURA HIP HOP ,o graffiti,DJ,Mc e a Dança (B. boys e B. girls) .Além de oferecer também cursos do mesmo segmento do HIP HOP ,capoeira ,artes , etc.Sempre no segmento cultural Hip Hop .Para aproveitarem o tempo ocioso e aprenderem um novo conceito de visão social, de povo , para o povo. E para o povo.


                                                  
 6 .  OBJETIVO GERAL.

Através de oficinas de HIP HOP nos bairros,promover o “PROJETO HIP HOP NAS SEDES ( dos times de futebol )  e  ASSOCIAÇÕES (de moradores ) DA  CIDADE DE S.B.C.” como um evento democrático de ampla participação popular que incentive a prática da Dança de Rua e do Graffiti como expressões artísticas, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional,além de   fomentar e criar condições para desenvolvimento e aprimoramento de novos talentos das comunidades e periferias brasileiras para a CULTURA HIP HOP e para o   MUNDO. Principalmente criar ambientes favoráveis para desenvolvimento de artes/cultura/lazer/ entretenimento e essencialmente para o  convívio e harmonia social.Auxiliando na preservação e valorização da vida.

   7.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

a) - Mostrar a cultura do Hip Hop nos seus mais variados aspectos: dança e arte, música,lazer, luta social, educação, atividade física e filosofia de vida;

b) - Possibilitar a apresentação dos grupos de Hip Hop (Rappers, DJ´s, Grafiteiros e Breakers), existentes no município e região, promovendo o desenvolvimento de habilidades musicais de crianças e jovens de nossa cidade;

c) - Difundir valores éticos e morais relacionados ao Hip Hop, incentivando a capacidade de auto-expressão, reforçando a auto-estima e promovendo o exercício da cidadania através do respeito ao patrimônio cultural e ambiental de nossa região;

d) - Promover o intercâmbio entre os grupos de Hip Hop e a renovação dos movimentos culturais de nosso município; com o estado e o país.

e) - Resgatar, através do Hip Hop, os talentos e o bom gosto pelos eventos que venham enriquecer a cultura local;

f) - Proporcionar aos adeptos da cultura Hip Hop a oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos;  se apresentando em eventos .

h) - Tornar tradicional a execução deste “Projeto na cidade além de futuramente promovermos Festivais de Hip Hop” em  ocasião especiais .Também a
gregaremos pessoas de diversas culturas nacionais,etnias e idades diferentes no mesmo espaço , trocando experiências e conhecimentos entre si e os coordenadores/monitores ,cada um em sua área ( DJ,Graffiti,Mc e Dança).Visando sempre a prioridade para as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ao tráfico de drogas e a prostituição infantil.) e ensinar á todas diferentes cursos de de preferência com capacitação profissional , de acordo com sua aptidão,para que possam vislumbrar o mundo sob outra ótica e ter a oportunidade de trabalhar na área de um dos cursos oferecidos e concluído por cada um dos participantes envolvidos no projeto.Porque ,um projeto de democratização cultural tem por objetivo, á médio e  longo prazo, a formação de indivíduos - crianças, jovens e/ou adultos - mais aptos para a vida e para a construção de uma nova realidade em nossa sociedade. Seus objetivos específicos se concentram na realização das atividades propostas como meio para essa finalidade maior. Alguns exemplos são a realização de uma oficina de artes, a viabilização do acesso de uma determinada população que não teve ou têm oportunidades para participar de  um espetáculo de dança, show,teatro ,etc...

 8. JUSTIFICATIVA

Acreditamos que a realização do “ Projeto Hip Hop nas sedes dos bairros e associações ” servirá também como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, no qual as famílias de nossos bairros,periferias ,enfim de nossa  cidade poderão estar presentes para  aprenderem,trocarem experiência e por fim se divertirem de forma amigável e saudável entre todos participantes.

Além disso, a participação de crianças , adolescentes , jovens e adultos  em um evento artístico pode servir como meio de aprendizagem prazerosa, para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a promoção da arte e cultura popular.

É sabido que a prática de esportes , das artes e cultura é relevante para o desenvolvimento da criança,adolescentes,jovens e adultos , pois por meio deles se estabelecem limites sociais e há a transferência de saberes. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, por que permite que o indivíduo se conheça melhor e aceite mais facilmente seu semelhante.

Diversos estudos têm demonstrado os valores positivos da cultura Hip Hop no Brasil e em outras partes do mundo. O movimento Hip Hop, originado da necessidade de sociabilidade de jovens das periferias de grandes centros urbanos, oferece ao espaço urbano (bairros, ruas, esquinas, escolas etc.) elementos de identificação e formação para adolescentes, que se traduzem na resistência à ideologia dominante, discriminadora e mercadológica, que constitui a indústria cultural e seus símbolos.

O processo educativo não-formal e informal que acontece no Hip Hop gira em torno da criação de novos espaços e modos de existir dos moradores dos bairros e da periferia na sociedade brasileira. Esses novos espaços criados pelos jovens que constituem o movimento Hip Hop brasileiro ajudam a construir uma outra visão sobre a vida dos adolescentes,jovens e adultos, permitindo que eles se vejam como protagonistas de ações propositivas que contribuam para soluções dos problemas de nossa sociedade ou para transformação da ordem social .

Além disso, acreditamos que o “ Projeto Hip Hop nas sedes dos bairros e associações da cidade de São Bernardo do Campo- S.P.”,sendo realizado e  posteriormente  promovendo Festival de Hip Hop  na cidade ,  e ao entrar no calendário cultural local, poderá promover o desenvolvimento regional, principalmente pela atração de participantes e turistas de diversas partes do Brasil. A chegada de pessoas para participarem desse evento movimentará a rede hoteleira da cidade e o setor de serviços e vendas, conforme mostram algumas experiências bem sucedidas em outras localidades de nosso país.
 
9 . NOSSAS METAS.

A cada final de temporada dos cursos das oficinas,realizaremos um evento com todos formados reunindo todos participantes para apresentação de seus aprendizados durante o período  ,e promover a confraternização entre as pessoas envolvidas no projeto de todas as comunidades e periferias .Convidaremos  grupos ,bandas ,artistas que estão dentro das vertentes do hip hop ou não ,para participação e incentivo aos novos formados.Após estas formações ,realizar um evento máster semestral ,no centro da cidade ou numa área á ser  determinada ,onde se apresentarão uma atração principal de relevante status no cenário HIP HOP , e os alunos formados ,que melhores se destacaram em suas respectivas modalidades .


 10 . METODOLOGIA
Oficinas com duração de 03 ( três ) meses,ou de acordo com suas necessidades e particularidades,com horários flexíveis e alternativos ( manhã,tarde e noite) ,para não conflitar com horários escolares e de trabalho.Sendo 03 (três) horas por aula(com intervalo de 30 (trinta ) minutos para lanche.Também com turmas aos finais de semana,com a finalidade  atingirmos todos os públicos .
Visando sempre a exibição, circulação, difusão e distribuição cultural entre todos : Oferecer, facilitar e qualificar a fruição artística entre e pelo público beneficiado.
Práticas culturais e sensibilização/educação artística: vivenciar o fazer artístico, seja por meio das  oficinas, cursos ou outras atividades de caráter educativo , social e cultural.
                                                    


   CRONOGRAMA

Apartir da aprovação do   PROJETO HIP HOP NAS SEDES ( dos times de futebol )  e  ASSOCIAÇÕES (de moradores ) DA  CIDADE DE S.B.C., /Daremos continuidade  imediatamente as aulas/cursos,como estava sendo aplicados outrora á esta classe social,interrompido por falta de condições financeiras por parte dos Proponentes.
E á  cada 03 ( três) meses,posteriormente ao final dos cursos ,realizaremos novas inscrições ,para novos participantes,devido a grande demanda e procura pelos cursos que há atualmente.E  consequentemente continuaremos com novas turmas.
Assim por diante.vislumbrando o enlace em outras cidades da região ,do estado e do País.


                               RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que o “Projeto Hip Hop nas sedes dos bairros e associações da cidade de São Bernardo do Campo-S.P." seja um evento que terá o envolvimento dos seguimentos da comunidade local, com a participação de estudantes(mérito para participar do Projeto) e moradores de todos os bairros da cidade, sem distinção de idade, gênero, credo, raça e nível econômico e social.

Esperamos ainda que os  eventos promovido pelo projeto , se torne uma atração turística, como é realidade com outros Projetos,Festivais , Feiras e Exposições na nossa região, atraindo muitas pessoas e proporcionando a promoção do desenvolvimento econômico por meio do crescimento cultural.



                                     PROPONENTES
 Geraldo Sales da Costa  & Luciene Neves Ferreira
Email: projetohiphopnoabc@gmail.com /pactosocialnobrasil@gmail.com
Contato:  11 97988-6091-oi / 97043-9774-tim / 98851-8839-claro /974284356-vivo / 43386269 fixo
COORDENADORES  DO  
                                           PROJETO HIP HOP NO A.B.C.
( Levando arte , cultura,lazer ,diversão,show, esporte , entretenimento,cidadania e dignidade para todas idades,em todas as regiões da cidade ).







Nenhum comentário:

Postar um comentário